Este post é dedicado a uma dúvida muito recorrente de estudantes que participam da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e não têm, por parte de suas escolas, nenhum treinamento especial.
Pessoas que já passaram por essa situação sabem que as primeiras fases da olimpíada são fáceis de entender. Trata-se de provas teóricas parecidas com as do colégio. O nível dos problemas propostos é mais alto, pode existir uma ou outra regra especial a respeito de que questões podem ou não ser escolhidas, mas, no geral, não há grandes mistérios.
A situação muda quando começamos a falar de física experimental. Grande parte das escolas não tem um laboratório de Física. As que tem, muitas vezes não o utilizam de maneira regular. As vasta maioria dos alunos sai do ensino médio sem uma familiaridade mínima com a realização de experimentos de física.
Pensando nisso, preparamos uma playlist no YouTube para apresentar uma variedade de experimentos de Física simples. Muitos deles podem ser feitos em casa sem grandes dificuldades.
Este é o primeiro vídeo da série. Vou te dar uma ideia geral dos principais aspectos com os quais você precisa se preocupar, além de apresentar duas referências bibliográficas importantes:
Aproveitem e assistam agora o primeiro vídeo da Playlist.
Bons estudos!
Comments