Você já sentiu curiosidade em entender como o mundo funciona, mas ficou inseguro por nunca ter estudado física antes? Fique tranquilo! Não existe um momento exato para começar, e o aprendizado em física pode ser tão emocionante quanto acessível, mesmo para quem está dando os primeiros passos.
Por que estudar física?
A física é a ciência que explora os princípios fundamentais que regem o universo, desde os menores átomos até as maiores galáxias. Ao estudar física, você desenvolve habilidades como pensamento lógico, resolução de problemas e criatividade. Mais do que isso, começa a perceber conexões entre fenômenos aparentemente desconexos. O movimento dos astros e uma maça caindo de uma árvore, são dois fenômenos explicados pela mesma lei da gravidade descoberta por Isaac Newton no século XVII.
A importância da matemática
Além de uma maturidade mínima para fazer abstrações de leis gerais a partir de fenômenos concretos, a matemática talvez seja o primeiro obstáculo para o início do estudo de física.
É possível estudar física sem matemática? Sim, claro! Podemos explorar a realização de experimentos caseiros e explicar as causas do fenômeno físico de maneira qualitativa a partir de conceitos do dia-a-dia.
Para nos aprofundarmos na física, a matemática é uma ferramenta importantíssima. Mas não se preocupe se seus conhecimentos ainda são básicos, o estudo da física e da matemática podem ser mesclado de forma gradual. A cinemática e a óptica pode ser mesclada ao estudo da geometria, a introdução das primeiras fórmulas física ao estudo da álgebra, etc. Vale lembrar que a história nos mostra que o estudo da natureza foi um dos grandes motores para o desenvolvimento da matemática. Newton, por exemplo, desenvolveu o cálculo diferencial para a sua teoria de estudo dos movimentos.
Conheça a OBF Jr.
A OBF Jr. (Olimpíada Brasileira de Física Júnior) é uma porta de entrada ideal para o mundo da física, especialmente para alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental. Com desafios empolgantes, ela ensina conceitos de física de maneira envolvente e promove a interação entre teoria e prática. Aqui estão os fundamentos matemáticos necessários para aproveitar ao máximo essa oportunidade:
1. Álgebra fundamental
Resolução de equações do 1º e 2º graus: Saber trabalhar com equações simples é essencial para resolver problemas quantitativos.
Relações algébricas entre grandezas: Muitos problemas exigem que você compreenda relações diretas e inversas entre grandezas físicas, como distância e tempo. Essas relações permeiam toda a Física.
2. Geometria plana
Triângulos, quadriláteros e círculos: Aprenda a calcular áreas, perímetros e trabalhar com ângulos.
Determinação de distâncias: Ser capaz de encontrar comprimentos de arestas, alturas ou bases ajuda em problemas que envolvem trajetórias ou objetos em equilíbrio.
Semelhança de triângulos: Aplicações práticas incluem o uso de proporções para encontrar medidas de objetos ou distâncias inacessíveis, como a altura de um prédio usando sombras. Esse é um assunto importantíssimo para a óptica.
Teorema de Pitágoras: Essencial para calcular distâncias e determinar a relação entre os lados de triângulos em problemas de movimentos em duas dimensões, como deslocamentos diagonais ou forças resultantes.
3. Geometria espacial
Posição de um ponto em uma reta ou plano: Determinar posições no espaço ajuda a analisar movimentos, velocidades e trajetórias.
Cálculo de volume de figuras tridimensionais: A física muitas vezes lida com formas tridimensionais, ou o volume de líquidos em recipientes. Saber calcular o volume de figuras como cubos, esferas, prismas e pirâmides é fundamental.
Acompanhe nossa playlist para a OBF Jr.
Para te ajudar nessa jornada rumo à OBF Jr., acesse essa playlist no YouTube feita pelo prof. Ivan Guilhon com vídeos que podem ajudar na preparação de quem quer participar da olimpíada. Se você quiser ajuda para se preparar para a OBF, entre em contato por aqui.
Não importa seu nível inicial, sempre é possível aprender e se divertir com a ciência!
Bình luận